COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

segunda-feira, 11 de abril de 2011

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA: 4º ANO...




I TRIMESTRE- Avaliação I

1) Leitura:


O FOGO

Há milhares de anos os homens viviam com medo. Não ficavam muito tempo no mesmo lugar: seguiam sempre os animais para caçá-los e outras vezes os homens fugiam das feras perigosas.

Os homens pré-históricos estavam acostumados a ouvir o rugido daquelas feras e o barulho do trovão, a suportar a força do vento e a fúria da chuva. Mas, acima de tudo, era o fogo que os enchia de medo. Era natural que os homens temessem o fogo. Naquele tempo eles só conheciam o fogo dos vulcões ou dos relâmpagos que incendiavam as florestas matando homens e animais.

Mas um dia, ao esfregar duas pedras, as faíscas que brotaram chegaram a umas folhas secas. Aquelas chamas pequenas esquentavam, faziam bem. Depois, alguém descobriu que a carne dos animais, quando passada pelo fogo, ficava mais gostosa.

Durante a noite, a chama de uma fogueira afastava as feras das cavernas e os homens podiam dormir mais tranqüilos.

Desde então o fogo se tornou o melhor amigo do homem primitivo.

Na entrada das cavernas havia sempre uma fogueira. E alguém, quase sempre uma mulher, se encarregava de não deixar o fogo se apagar.

(Español – Lecturas Tercer Grado.).


2) Entendimento do texto:


a) Quando acontecem os fatos apresentados pelo texto?

b) Como viviam os seres humanos naquela época?

c) Por que os seres humanos temiam o fogo?

d) Quais as duas utilidades do fogo para o homem primitivo?

e) Como o homem primitivo produzia o fogo?

f) Escreva três utilidades do fogo para o homem atual:

g) Explique, com suas palavras, o que significa esta gravura:

3) Faça um X nas fontes históricas que permitem o estudo do passado:



4) Qual das gravuras acima é uma pintura rupestre?


*** O que é uma pintura rupestre?

*** Escreva o que o homem pré-histórico representou nesta gravura:

5) Existem duas teorias para o surgimento do universo. Relacione-as corretamente:

a) Teoria Criacionista

b) Teoria Evolucionista

( ) Big Bang: explicação dos cientistas e estudiosos.

( ) Deus criou o universo.

BOM TRABALHO!

***Atividades "f e g" do nº 2, nº 3, nº 4 e nº 5 elaboradas por: Profe Janete Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source