COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

Fique informado!!!!

Loading...

sexta-feira, 22 de abril de 2011

TEXTO- O HOMEM E O MUNDO: AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA/ 4º ANO...

1) Leitura:

O HOMEM E O MUNDO

Um cientista vivia preocupado com os problemas do mundo e estava resolvido a encontrar meios para melhorá-los.
Passava dias em seu laboratório em busca de respostas para suas dúvidas.
Certo dia, seu filho de sete anos invadiu o seu santuário decidido a ajudá-lo a trabalhar.
O cientista nervoso pela interrupção pediu que o filho fosse brincar em outro lugar.
Vendo que seria impossível removê-lo, o pai procurou algo que pudesse ser oferecido ao filho, com o objetivo de distrair sua atenção.
_ Você gosta de quebra-cabeças?
O garoto balançou a cabeça afirmativamente.
_Então, vou lhe dar o mundo para consertar! Aqui está o mundo todo quebrado. Veja se consegue consertá-lo bem direitinho! Faça tudo sozinho, viu?
Passadas algumas horas, ouviu a voz do filho que o chamava calmamente:
_ Pai, pai...já fiz tudo!!! Consegui terminar tudinho!!!
Seria impossível, na sua idade, ter conseguido recompor um mapa que jamais tinha visto.
Para sua surpresa, o mapa estava completo!
Todos os pedaços haviam sido colocados nos devidos lugares.
Como o menino tinha sido capaz?
_Você não sabia como era o mundo, meu filho, como conseguiu?
_ Pai, eu não sabia como era o mundo, mas quando você tirou o papel da revista para recortar, eu vi que do outro lado havia a figura de um homem.
Quando você me deu o mundo para consertar, eu tentei, mas não consegui. Foi aí que me lembrei do HOMEM.
Virei os recortes e comecei a consertá-lo. Quando consegui consertar o HOMEM, virei a folha e vi que havia consertado o MUNDO!!!
http:www.bacaninha.com.br/ Texto adaptado

2) Trabalhando o texto:
a) A preocupação do cientista era:
( ) Encontrar uma maneira para distrair seu filho.
( ) Encontrar maneiras para resolver os problemas do mundo.
( ) Encontrar uma maneira de entender como o filho conseguiu montar o quebra-cabeças.

b) Quem queria ajudar o cientista no trabalho?
____________________________________________________

c) O cientista descobriu como o mundo poderia ser consertado com seu filho de apenas sete anos.
***Pinte de azul os dois parágrafos onde o menino diz qual é a solução para consertar o mundo:

d) Você concorda com a opinião do menino para consertar o mundo? Justifique:
________________________________________________________
3) Em nossas aulas de Geografia, aprendemos que o mundo pode ser representado de duas maneiras:_________________________, _______________________

4) O nosso planeta Terra possui ambientes onde o homem vive. Represente o ambiente...
a) Natural:




b) Modificado:

5) O homem, ao longo de sua história, foi se adaptando ao ambiente em que vivia, conforme suas necessidades.
Como precisava de água, morava perto dos rios. Explique por que ele fazia isto:
______________________________________________________________
______________________________________________________________

6) Marque a alternativa correta:

* Contribuiu para que grande quantidade da natureza fosse destruída e isso acarretou grandes problemas à vida do planeta:
a) ( ) Plantação de árvores frutíferas.
b) ( ) O crescimento populacional dos seres humanos.
c) ( ) O crescimento da fauna e flora.

* Tem causado muitos problemas, como a destruição da camada de ozônio, favorecendo o aumento de doenças como o câncer de pele e as doenças respiratórias:
a) ( ) a poluição do ar
b) ( ) a poluição da água
c) ( ) a poluição sonora

* As cidades estão tão cheias, lotadas de pessoas consumindo todo tipo de alimentos e produtos de que necessitam para sobreviver. Isto aumenta também:
a) ( ) o lixo produzido e a poluição no mundo.
b) ( ) a família brasileira.
c) ( ) a qualidade de vida das pessoas.

* Geografia é :
a) ( ) Estudo dos rios.
b) ( ) Estudo e construção de mapas.
c) ( ) Muito mais do que saber dos acidentes geográficos. Está intimamente ligada ao estudo da relação do homem e da sociedade com a natureza.

7) Complete com as informações sobre o...
NOSSO PLANETA:
a) Nome:___________
*** Posição no sistema solar:____
*** Galáxia que pertence:_____________
b) Forma:_____________________
c) Conjunto de linhas traçadas de norte a sul unindo os pólos:_________________
d) Conjunto de linhas traçadas de leste a oeste, paralelas ao Equador:_____________
e) Satélite natural:_________
f) Maior estrela:__________
g) Três partes do nosso planeta é composto de_________ e uma parte de _____________ .
h) Nome de dois oceanos do nosso planeta:__________________________________________ .

8) Ilustre o planeta Terra:

a) Trace o principal paralelo: Linha do Equador


b) Trace o principal meridiano: Meridiano de Greenwich

BOM TRABALHO!!!

Capa da Avaliação-Quebra- cabeça: O Homem e o Mundo
Elaborada por: Profe Janete Motta

3 comentários:

  1. Bom dia amada, gostei muito do seu texto. Resolvi então postar no meu blog para que as profª que coordeno possam ter acesso.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Professora.
    Vou copiá-lo pra trabalhar com meus alunos de ensino médio. Posso?
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada querida amei o texto, vc é ótima.

    ResponderExcluir

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source