COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

Fique informado!!!!

Loading...

sexta-feira, 22 de abril de 2011

O RIO: AULA INTERDISCIPLINAR DE PORTUGUÊS, GEOGRAFIA, CIÊNCIAS, MATEMÁTICA E ARTES/ 4º ANO...




1) Texto para leitura:
O rio

Era uma vez uma aldeia à beira de um rio. Era o rio mais bonito que se possa imaginar, com margens cobertas de gramas, línguas de areia clara e uma água brilhante que refletia o céu e o arvoredo.
Toda a gente da aldeia precisava do rio. As lavadeiras iam ali lavar a roupa, os pescadores sentavam-se na margem e apanhavam bons peixes, os lavradores regavam as suas terras à beira do rio, os moleiros aproveitavam a força da água corrente para fazer andar a roda do moinho e até os meninos pequenos precisavam do rio para tomarem grandes banhos e deitarem os seus barquinhos de papel. A aldeia vivia do rio.
E o rio corria tranquilamente entre as margens verdes, corria, murmurando baixinho... As pessoas alegres diziam que o rio cantava e as pessoas tristes diziam que o rio chorava: ao certo, ninguém sabia.
Esteves de Lemos, “A Menina de Ferro” (adaptado)

2) Trabalhando o texto:

a) Onde acontece a história?
__________________________________________________________________

b) Faça a descrição do rio:
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

c) A expressão: “E o rio corria tranquilamente...” significa:

• Que o rio corria devagar
• Que o rio fazia barulho
• Que o rio andava depressa

d) Se você morasse próximo deste rio, acharia que o som dele era um choro ou um canto? Justifique:
____________________________________________________________

e) “Toda a gente precisava do rio.
Completa as frases, dizendo qual o proveito que cada personagem tirava do rio:

As lavadeiras- __________________________________________________
Os pescadores- __________________________________________________
Os lavradores- __________________________________________________
Os moleiros- __________________________________________________
Os meninos- __________________________________________________

3) Retire do segundo parágrafo:

a) adjetivos ____________ ____________ ________________
b) substantivos comuns ____________ ____________ ________________
c) verbos (ações) ____________ ____________ ___________ ____________

4) Escreva duas palavras da mesma família:
a) rio:__________________, ____________________

5) O rio corria tranquilamente entre as margens verdes.
• Passe a frase para:
a) presente:______________________________________________
b) futuro:________________________________________________

http://www.eb1-recovelas.rcts.pt/
Adaptação: Profe Janete Motta

6) O Rio e suas partes

Os rios são cursos de água que correm por um leito. Vejamos algumas definições importantes sobre os rios:
- Nascente: local onde o rio nasce.
- Foz: local onde o rio termina.
- Curso: é o caminho percorrido pelo rio.
- Leito: é o terreno sobre o qual as águas do rio correm.
- Margens: são as terras que ficam de um e de outro lado do rio.
- Afluentes: são rios menores que deságuam em rios maiores.

***Agora, observe o desenho e pinte: (postarei depois)

7) Aproveitamento dos rios

Os rios podem ser aproveitados de diversas formas, uma delas é gerar energia elétrica para iluminar cidades, residências e no funcionamento das indústrias. Outra forma também é o aproveitamento dos rios para a pesca, navegação, no transporte de pessoas e mercadorias.
O Brasil é um país que apresenta um elevado potencial hidrelétrico, uma vez que a maioria de seus rios são de planalto, com exceção dos amazônicos que estão em terras baixas, ou seja, em planícies servindo para a navegação.
Em nosso município o Rio Vacacaí-Mirim é um importante rio, pois serve para abastecer a nossa população, através de uma barragem construída no Campestre do Menino Deus.


Foto da barragem do Rio Vacacaí-Mirim


8) Marque a alternativa correta:

a) No Brasil, predominam rios de:
( ) planícies ( ) planaltos ( ) depressões

b) Os rios brasileiros podem ser aproveitados:
( ) somente para navegação no transporte de pessoas e mercadorias.
( ) para a geração de energia elétrica e para a navegação.
( ) apenas para a geração de energia elétrica.

c) Rios que correm em terras baixas são denominados rios de planícies e apresentam as características abaixo:
( ) elevado potencial hidrelétrico e muitas cachoeiras.
( ) bom para navegação quando não encontram obstáculos.
( ) potencial hidrelétrico e bom para navegação em todo o seu percurso

c) Um dos rios de Santa Maria que abastece nossa população:
( ) Rio Ibicuí ( ) Rio Vacacaí ( ) Rio Jacuí


d) A fórmula química da água é:

( ) H3O ( ) H2O ( ) CO2



9) Escreva cinco utilidades da água para a nossa vida:

__________________________________
__________________________________

10) A água apresenta-se na natureza em três estados. Represente-os através de desenhos:
a) sólido:
b) líquido:

c) Gasoso:



http://patriciaeducadora.blogspot.com/
Adaptação: Profe Janete Motta

11) Resolva:


a) Uma senhora lavou 7 dúzias de roupas num dia. Sua vizinha lavou 6 dúzias e meia. Ao todo, quantas roupas as duas lavaram?
Cálculos:


R:__________________________________________________________________
*** Quantas roupas a senhora lavou a mais que sua vizinha?

Cálculo:***************P.R:


R:__________________________________________________________________


b) Um grupo de 8 pescadores conseguiram pescar 1.060 peixes. Eles repartiram os peixes entre eles. Quantos peixes cada pescador ficou?

Cálculo:****************P.R:


R:_________________________________________________________________


***Quantos peixes sobraram?____
***O que eles fizeram com os peixes que sobraram?_________________________________________________________________


c) Uma embarcação transporta 176 passageiros de uma margem do rio para outra. Quantas pessoas tranportarão 9 embarcações iguais a esta, considerando que uma delas transportará só a metade de passageiros?
Cálculos:


R:_________________________________________________________________


12) Calcule Certinho:

a) o sétuplo de 1.378 peixes:

Cálculo:**********************P.R:


b) a nona parte de 15.784 barcos:

Cálculo:*********************P.R:


13) De o valor relativo do resultado do cálculo "a e b":


14) Escreva doze números consecutivos do resultado do cálculo"a":


15) Represente as partes de um rio através de conjunto:

R= {______________________________________________________________}


16) Artes:

Monte uma maquete de um rio e suas partes.

Material: tampa de caixa de sapato, massinha de modelar, palitos e retalhos de papel.


Atividades de Matemática e Artes: Profe Janete Motta

3 comentários:

  1. Olá, vim agradecer sua visita e conhecer seu blog. Gostei muito de suas postagens. Parabéns pelo blog! Beijos...

    ResponderExcluir
  2. Professora, vocÊ É ESPETACULAR !!!

    ResponderExcluir
  3. Ola sou aluna de pedagogia e um dos meus trabalhos é pesquisar sobre um plano de aula interdisciplinar do 1 ao 5 ano e q envolvam materias como geografia, historia, ciencias e matematica e observar aspectos como, numero de alunos em que foi aplicado o plano, periodo, conteudo, descrição detalhada, envolvimento dos alunos e avaliação, alem de aspectos positivos e negativos do ponto de vista do professor. Poderia me ajudar caso ja tenha desenvolvido algum plano interdisciplinar do tipo e pode compartilhar os resultados??? obrigada

    ResponderExcluir

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source