COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

domingo, 24 de abril de 2011

INTERPRETAÇÃO DA POESIA: O TEMPO DA ALEGRIA/ 4º ANO...

***Fui presenteada por minha aluna Isadora com esta linda poesia, de sua autoria. Com a permissão dela e de sua mãe resolvi postar aqui e trabalhar com toda a turma. Acredito ser um grande incentivo para que todos sintam vontade de criar outras, tão lindas quanto esta.


1) Leia a poesia da nossa coleguinha Isadora:

O Tempo da Alegria

Quando eu era criança,
decidi só aproveitar,
sendo que sempre fui feliz,
e agora não tenho do que reclamar!

Mas o mundo mudou,
agora é tudo diferente,
a corda virou computador,
as três Marias viraram Orkut.

E o nosso carrinho reciclável agora virou a poluição,
e se o mundo continuar assim,
meus netos, bisnetos... No futuro terão do que reclamar,
Sendo que a poluição vai aumentar!

Isso é um aviso:
Cuide do planeta!

Autora: Isadora Brum R. da Silva-9 anos/ 4ºANO

2) Trabalhando a poesia:
a) Nº de estrofes:____
b) Nº de versos:____
c) Pares de rimas:___________________, __________________ .

d) Quando aconteceu o “Tempo da Alegria” para a autora?

e) Como ela sentia-se nesse tempo?

***Em sua opinião, por que ela sentia-se assim?

f) Assim como a autora, você concorda que o mundo mudou? Justifique:

*** Você acredita que o mundo mudou para melhor ou pior? Comente:

g) “a corda virou computador,
as três Marias viraram Orkut.”
Você acha importante o uso desta tecnologia pelas crianças? Justifique:

h) Por que a autora afirma que netos e bisnetos terão o que reclamar no futuro?

i) A poesia da nossa coleguinha Isadora é um apelo para modificar algo. Escreva que apelo é este:


3) Considerando que nosso colégio está de aniversário este mês, e você é um(a) aluno(a) bastante criativo, crie uma linda poesia para presenteá-lo:


Interpretação da poesia elaborada por: Profe Janete Motta



4 comentários:

  1. Simples e mágico!
    Professora Janete parabéns!
    Pessoas como você fazem toda a diferença, para que tenhamos forças em não desistir.
    Ajuda a nos incentivarmos a lutar pelo mundo melhor!

    ResponderExcluir
  2. "O valor das coisas não está no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. Por isso existem pessoas inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis." Autor desconhecido
    Professora Janete, parabens pelo belíssimo trabalho desempenhado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ana...hoje já estou aposentada, 26 anos nesta escola. Agora, sigo na pública.
      Relembrando meu trabalho, revisitando meu blog e surgiu a saudade que sinto da sala de aula, pois este ano estou na Direção. Este distanciamento social me fez voltar aqui hj e também p auxiliar uma colega que pediu umas sugestões. Abraço!😘

      Excluir
  3. Parabéns Profª Janete.... adoro seu blog!! bjoss
    Profª Neuzeli.

    ResponderExcluir

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source