COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

sexta-feira, 8 de abril de 2011

PÁSCOA: TRABALHO AVALIATIVO I TRIMESTRE/ 4º ANO...



AVALIAÇÃO DE PORTUGUÊS


1) Leitura:


Ovos de Páscoa



- Ovos frescos! Ovos fresquinhos! Quem compra ovos! Senhor pasteleiro freguês, quantas dúzias quer hoje? Duas? Três?...

- Nem uma sequer, minha boa mulher.

- Oh! Estou admirada! Não gostou dos ovos?

- Estão lindos, mas não tenho um centavo no meu porta-níquel para poder comprar…

- Coitado, coitado, que pena!

E a mulher dos ovos lá foi à procura de novo freguês.

Passou logo um moleiro com o burro carregado.

- Quer comprar um saco de farinha para fazer os bolos?

- Quem me dera! Não me resta um pozinho, assim! Mas a gaveta e a algibeira estão vazias. Não há nelas uma moeda.

- Que pena!

O moleiro foi com o burrinho trotando, e o pasteleiro começou a chorar.

- A Páscoa está chegando e nada posso vender a quem vier comprar! Virão as meninas para comprar amêndoas torradas, e irão embora todas desconsoladas. Virão os meninos perguntar se há amêndoas de licor e eu tenho de dizer que não há.

As galinhas Pascoinha e Pascoela, que estavam cheias de pena do pasteleiro, tiveram uma ideia excelente para ele ficar contente!

- Vamos trabalhar para o senhor pasteleiro! Se não tem dinheiro para comprar ovos frescos, nem açúcar e nem farinha, terá ovos de açúcar e chocolate da Pascoela e da Pascoinha.

- Não estou entendendo! -

A tristeza e a desgraça vão passar. Vamos entrar e logo verá. Cacaracá! Cacaracá! Trabalharam ambas durante todo o dia, o que foi a salvação da pastelaria.


Maria Isabel Mendonça Soares

Adaptação: Profe Janete Motta


*** Procure no dicionário:

a) moleiro:__________________________________________

b) algibeira:_________________________________________


2) Trabalhando sobre o texto:


a) O texto refere uma época festiva. Qual é?

b) Quais são as personagens que participam da história?

c) Quem falou “Ovos frescos! Ovos fresquinhos!”?

d) Porque o pasteleiro não podia comprar ovos e farinha?


e) Assinala a frase que, de acordo com o texto, completa a afirmação:

*** O pasteleiro começou a chorar porque…

( ) tinha sido roubado e estava doente.

( ) tinha cisco no olho.

( ) estava desesperado porque não tinha um centavo.


f) Para que o pasteleiro queria ovos e farinha?

g) Quem eram Pascoinha e Pascoela?

h) Em sua opinião, as galinhas vivenciaram o verdadeiro significado da Páscoa? Por quê?


i) Numere as frases de 1 a 7, pela ordem que aparecem no texto:

●Salvou a pastelaria.

●Um moleiro ia com o seu burro carregado de farinha.

●Quem compra ovos fresquinhos?

●O pasteleiro começou a chorar.

●A Páscoa está chegando e nada posso vender.

●Vamos trabalhar para o senhor pasteleiro.

●As galinhas tiveram uma excelente ideia.


3) Complete:


a) Nº de parágrafos do texto:______

b) Nº de frases do 8º parágrafo:_____


4) Escreva o sinônimo de:**********5- Escreva o antônimo de:


a) freguês - _________________ a) boa - __________

b) algibeira - ________________ b) cheio - ___________

c) excelente - ________________ c) comprar - _________


6) Coloque em ordem alfabética as seguintes palavras:


a) Pascoinha- ovos- chocolate- pasteleiro- tostão- galinhas ____________________________________________________


7) Escreva palavras da mesma família de:


a) pastel ________________________________________________________

b) trabalho ______________________________________________________


8) De a classe gramatical das palavras coloridas:


Passou um moleiro com o burro carregado.


*** Escreva a frase acima:


a) no presente _____________________________________________________________

b) no futuro _____________________________________________________________

c) negativa _____________________________________________________________

d) interrogativa _____________________________________________________________


9) Complete o quadro de acordo com a sílaba tônica:


Palavras***** Separação***** posição***** classificação

Páscoa

açúcar

galinha


10) Classifique as palavras quanto ao tipo de substantivo:


a) burrinho ___________________

b) Pacoela_________________

c) ovos______________

d) porta- níquel_______________


11) Amplie as frases:


a) As galinhas trabalharam muito. __________________________________________________


b) O burro vai carregado. __________________________________________________


12) Passe a frase para o feminino:


a) O senhor freguês comprou uns ovinhos. ________________________________________________


13) Passe a frase para o plural:


a) O pasteleiro começou a chorar. __________________________________________________


14) Circule os adjetivos:


a) O pasteleiro ficou contente.

b) O pastel está fresquinho.
c) A galinha bondosa teve uma ideia.


15) PRODUÇÃO TEXTUAL: Páscoa


Fonte: EB1 de Recovelas- Ribeiros

Adaptação: Profe Janete Motta


Capa da Avaliação: Coelhinho- Liga pontos

Um comentário:

  1. Parabéns pelo seu trabalho.Ele mostra o seu amor pela educação. Que Deus continue te iluminadno com novas ideias.

    ResponderExcluir

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source