1) Símbolos da Páscoa...
A vela
Representa o Cristo Ressuscitado que deixou o túmulo, radioso e vitorioso. Na vela pascal, ficam gravadas as letras alfa e ômega, significando que Deus é princípio e fim. Os algarismos do ano também ficam gravados no Círio Pascal. Nas casas cristãs, é comum o uso da vela no centro da mesa no almoço de Páscoa.
Os sinos
Cantam a alegria da Ressurreição expressa nos cânticos de Aleluia. Tocando festivamente, anunciam novos tempos, alma nova nas criaturas.
O cordeirinho
Na Páscoa da antiga Lei, era sacrificado um cordeirinho. No Novo Testamento, a vítima pascal é Jesus Cristo, chamado Cordeiro Pascal.
Os ovos O ovo, aparentemente morto, é o símbolo da vida que surge repentinamente, destruindo as paredes externas e irrompendo com vida. Simboliza a Ressurreição.
O Coelho
Símbolo da rápida e múltipla fecundidade da própria instituição, que está espalhada por toda a parte, reproduzindo fiéis: há um número incalculável de filhos de Deus, frutos da graça da Ressurreição.
Trigo e Uva
Simbolizam o pão e o vinho da Santa Missa e, por seu grande significado com a Trindade Santa, traduzem, por excelência, os principais símbolos Pascais e também representam a aliança eterna do Criador conosco e sua presença entre nós.Para a ornamentação da mesa de Páscoa, nada mais indicado que um centro feito com uvas e trigo, entre cestas de pães e jarras de vinho.
(para o anônimo que questionou "Cadê o pão"? sugiro que leia todo o texto)
O peixe
O peixe é o mais antigo dos símbolos de Cristo. Se Cristo é o Grande Peixe, somos os peixinhos de Cristo. Isso quer dizer que devemos sempre viver mergulhados na Graça de Cristo e na Vida Divina, trazidas a nós pela água do Batismo, momento em que nascemos espiritualmente, como os peixinhos nascem dentro d’água.
O Girassol
O girassol tem um simbolismo especial, pois está sempre voltado para o Sol, astro-rei, assim como nossas almas, que devemos estar viradas para o Divino – Sol, ou seja, Cristo Ressuscitado.
Para os cristãos, a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a Ressurreição. A passagem de Deus entre nós e a nossa passagem para Deus.
É considerada a festa das festas, a solenidade das solenidades, e não se celebra dignamente senão na alegria.
A Páscoa é a nossa certeza de que, um dia, esse planeta vai respeitar a vida: toda e qualquer forma de vida! Foi por isso que Ele veio e habitou, sofreu e morreu entre nós! Mas ficou no túmulo menos de 42 horas. Sua morte passou depressa. O que ficou foi sua ressurreição!
2) Atividades:
3) Arte na Páscoa Coelhos:
Material - 2 prendedores de roupa (de madeira) - 1 bola de algodão - 1 pedaço de papel colorido - 1 pedaço de fita ou fitilho
a) Para fazer a fêmea, cole um pedacinho de papel como saia e amarre fitinhas nas orelhas.
b) Para o macho, só um laço no pescoço.
c) Cole a bola de algodão para formar o rabinho.
http://amordobrado.blogspot.com/2011
adorei esta dica de coelhinho...
ResponderExcluirirei fazer com a minha turma!
obrigada!