***Leia o texto com atenção:
CORAÇÃO DE ROBÔ
CORAÇÃO DE ROBÔ
O robô “Zé Vírgula Quatro” andava triste, por não ter ninguém com quem brincar. À noite, depois de ter feito todas as contas, cálculos e outras operações matemáticas, e de ter transportado minérios raros de um lugar para outro, fechavam-no a sete chaves num armazém escuro onde tinha por companhia tubos de ensaio, provetas, parafusos, várias ferramentas e outros aparelhos esquisitos que ele nem sequer sabia para que serviam.
Na manhã seguinte davam-lhe instruções rigorosas sobre o que tinha que fazer. As suas tarefas eram sempre muito complicadas e ele não podia falhar.
Um dia, cansado de fazer sempre a mesma coisa e já farto de números, e de cálculos difíceis, ficou ainda mais triste e sentiu que pelo seu corpo de lata escorriam gotas de água. Os técnicos analisaram as gotas durante alguns dias e, por fim, chegaram a uma conclusão: “São lágrimas!” O robô “Zé Vírgula Quatro” estava chorarando e para os seus inventores e para os donos da fábrica onde ele trabalhava um robô que chorasse era um robô que não prestava mais.
Imobilizado num canto do grande armazém onde costumavam guardá-lo à noite, “Zé Vírgula
Quatro” ouviu a sentença final:
- Deixou de prestar. Temos que vendê-lo como sucata!
“Zé Vírgula Quatro” sentiu o que nunca havia sentido: dentro do peito feito de metal e de fios emaranhados havia agora um coração que batia a galope.
As crianças que viviam na vizinhança da fábrica juntaram-se e pediram que, em vez de transformarem-o em sucata, colocassem-o no meio do jardim onde costumavam brincar. O pedido foi atendido. Hoje, “Zé Vírgula Quatro”, rodeado de crianças e pássaros, já não chora e o seu coração sempre que bate é de alegria.
- Deixou de prestar. Temos que vendê-lo como sucata!
“Zé Vírgula Quatro” sentiu o que nunca havia sentido: dentro do peito feito de metal e de fios emaranhados havia agora um coração que batia a galope.
As crianças que viviam na vizinhança da fábrica juntaram-se e pediram que, em vez de transformarem-o em sucata, colocassem-o no meio do jardim onde costumavam brincar. O pedido foi atendido. Hoje, “Zé Vírgula Quatro”, rodeado de crianças e pássaros, já não chora e o seu coração sempre que bate é de alegria.
José Jorge Letria, Histórias do Sono e do Sonho, Desabrochar
Adaptação: Profe Janete Motta
*** Numere os parágrafos.
1) Trabalhando o texto:
Adaptação: Profe Janete Motta
*** Numere os parágrafos.
1) Trabalhando o texto:
a) Ligue a palavra ao seu sinônimo:
transportados * * vidros compridos para realizar experiências
tubos de ensaio * * levar de um lugar para outro
rigorosas * * que não pode se mexer
imobilizado * * que castiga pela menor falta
b) Quem era “Zé Vírgula Quatro”?
________________________________
c) Por que razão o robô andava triste?
________________________________
________________________________
d) O que fazia “Zé Vírgula Quatro” durante o dia?
_________________________________
_________________________________
e) Por que o robô “Zé Vírgula Quatro” deixou de prestar? __________________________________________
__________________________________________
f) Explique a frase:
“...agora havia um coração que batia a galope.”
_________________________________________
g) Você gostou da solução que as crianças encontraram para o robô? Justifique:
f) Explique a frase:
“...agora havia um coração que batia a galope.”
_________________________________________
g) Você gostou da solução que as crianças encontraram para o robô? Justifique:
__________________________________________________
__________________________________________________
__________________________________________________
h) Coloque as palavras na ordem alfabética:
i) Assinala com um X a resposta correta:
*** O texto que você leu é uma...
( ) narração ( ) poesia
*** O texto é composto por...
( ) 6 parágrafos ( ) 7 parágrafos ( ) 8 parágrafos
j) Copie o 4º parágrafo:
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
*** Agora , retire dele:
* um substantivo comum:______________
* um substantivo próprio:______________
* uma palavra com seis sílabas: _____- _____-_____-_____-_____-_____
k) Circule a sílaba tônica das palavras:
sucata
Vírgula
armazém
vizinhança
coração
minérios
l) Considere a frase:
As tarefas do robô “Zé Vírgula Quatro” eram muito complicadas.
***Reescreva a frase na forma negativa:
________________________________________________
m) O robô não tinha com quem brincar e por isso andava triste.
***A palavra colorida é:
( ) substantivo comum com duas sílabas ( ) um substantivo comum com três sílabas
( ) adjetivo com duas sílabas ( ) adjetivo com três sílabas
2) Faça de conta que você é uma das crianças que vive na vizinhança e que, de repente, encontra o robô “Zé Vírgula Quatro” no jardim. Imagine e escreva o que aconteceria:
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
( ) adjetivo com duas sílabas ( ) adjetivo com três sílabas
2) Faça de conta que você é uma das crianças que vive na vizinhança e que, de repente, encontra o robô “Zé Vírgula Quatro” no jardim. Imagine e escreva o que aconteceria:
____________________________________________________________________
____________________________________________________________________
___________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________
BOM TRABALHO!!!
http://www.quadroegiz.com/
Adaptação Profe Janete Motta
BOM TRABALHO!!!
http://www.quadroegiz.com/
Adaptação Profe Janete Motta
MATEMÁTICA:
1) Resolva:
a) Zé Vírgula Quatro encontrou 64 tipos de ferramentas espalhadas pelo laboratório e resolveu organizá-las em 4 caixas. Quantas ferramentas ficaram em cada caixa?
Cálculo:
a) Zé Vírgula Quatro encontrou 64 tipos de ferramentas espalhadas pelo laboratório e resolveu organizá-las em 4 caixas. Quantas ferramentas ficaram em cada caixa?
Cálculo:
R___________________________________________________
b) Um cientista comprou 187 tubos de ensaio grandes e 125 tubos de ensaio pequenos. Quantos tubos de ensaio foram comprados ao todo?
Cálculo:
R_______________________________________________________________
Cálculo:
R_______________________________________________________________
c) Foram comprados para o laboratório 132 parafusos novos para a montagem de outro robô. Quantos parafusos serão necessários para montar 6 robôs iguais a este?
Cálculo:
R___________________________________________________________
Cálculo:
R___________________________________________________________
d) Em um dia de trabalho Zé Vírgula Quatro consegue organizar 234 provetas. Quantas provetas ele conseguirá organizar em 4 dias?
Cálculo:
R_________________________________________________________
2) Ajude o robô Zé Vírgula Quatro a organizar suas provetas:
Cálculo:
R_________________________________________________________
2) Ajude o robô Zé Vírgula Quatro a organizar suas provetas:
a) De 6 em 6:
16- ____- ____- ____- ____- ____- _____- ____- ____- _____- ____- _____- ____
16- ____- ____- ____- ____- ____- _____- ____- ____- _____- ____- _____- ____
b) De 10 em 10:
12- ___ -____- ____- ____- _____- _____ -_____- _____- _____- _____ -_____
12- ___ -____- ____- ____- _____- _____ -_____- _____- _____- _____ -_____
3) Zé Vírgula Quatro fazia muitos cálculos! Vamos ajudá-lo em suas tarefas...
a) 176 + 49 =_____ b) 103 - 41 =_____ c) 382 X 4 = _____
4) Agora escreva os resultados do exercício anterior por extenso:
a) ____________________________________________________________
b)____________________________________________________________
c) ____________________________________________________________
d) ____________________________________________________________
a) ____________________________________________________________
b)____________________________________________________________
c) ____________________________________________________________
d) ____________________________________________________________
5) Represente as sentenças da multiplicação com os desenhos:
a) 3x4= ______ parafusos
b) 5 x 6 =_______ ferramentas
c) 4 x 7 =_______ crianças
6) Organize igualmente:
a) 678 robôs em 3 armazéns:
Cálculo: P.R:
Cálculo: P.R:
b) 480 parafusos em 5 potes:
Cálculos: P.R:
Cálculos: P.R:
Bom Trabalho!!!
Matemática elaborada por: Profª Janete Motta e Luciane Caldas.
Matemática elaborada por: Profª Janete Motta e Luciane Caldas.
adorei só TUDO! PARABÉNS!
ResponderExcluir