ENSINO RELIGIOSO, PORTUGUÊS, EDUCAÇÃO PARA O PENSAR, CIÊNCIAS, INFORMÁTICA, ARTES E MÚSICA
1) Ouvimos a história: O PEIXINHO GULOSO E A ONÇA PINTADA
Fonte: Livrinho da Campanha da Fraternidade/2.011- Ensino Fundamental
2) Comentário oral da história e reflexão.
3) Trabalhando a estrutura da história:
( Acredito ser muito importante insistir com os alunos neste tipo de atividade, devido a experiência em outros anos porque facilita a produção textual)
a) Início:
*** Quem? __________________
*** Quando? _________________ (Explicar que nem sempre uma história diz o tempo que ela acontece. Então, é necessário interpretar os fatos para descobrir isto. As crianças perceberam que esta história acontece atualmente e justificaram dizendo porque antigamente não existia desmatamento e tanta poluição.)
*** Onde? ______________________________
***O quê?_______________________________ peixinho:_______________________________
onça: __________________________________
b) Desenvolvimento (conflito/ problema): peixinho:_____________________________________________________________ ___________________________________________________________________
onça:________________________________________________________________ ____________________________________________________________________
c) Conclusão (final/ desfecho):
peixinho:_____________________________________________________________ ___________________________________________________________________
onça:________________________________________________________________ ____________________________________________________________________
4) Interpretação pessoal: Na história de hoje a onça foi atingida pelo desmatamento e o peixinho pela poluição das águas.
a) Em sua opinião, por que as pessoas não respeitam a natureza que recebemos de presente do Criador? ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________
b) Você conhece algum problema deste tipo em nossa cidade? Comente: ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________
***Qual seria a solução? ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________
5) Compromisso: Amarrar no pulso uma fita verde como compromisso com a vida do planeta e nosso Criador.
6) Trabalhando substantivo coletivo:
*** O peixinho e a onça são animais e fazem parte da fauna de uma região.
***As árvores que o fazendeiro rico arrancou, para criar o gado, fazem parte da flora de uma região.
Substantivo coletivo São substantivos que, embora empregados no singular, designam um CONJUNTO de seres ou coisas da mesma espécie.
*** Construir com eles. Fauna:_________________________________________________
Flora:__________________________________________________
Veja outros substantivos coletivos!
Alcatéia: lobos
Arquipélago: ilhas
Boiada: bois
Discoteca: discos
Enxame: abelha, insetos
Esquadrilha: aviões
Frota: carros, ônibus
Pinacoteca: quadros
Quadrilha: ladrões
Rebanho: gado, ovelhas
Vocabulário: palavras
Banda: músicos
Cardume: peixes
Molho: chaves
Álbum: fotografias
Bando: aves
Ramalhete: flores
Cacho; bananas, uvas
Constelação: estrelas
Enxoval: roupas
Frota: navios, ônibus
Os coletivos, geralmente, dispensam que se mencione o substantivo ao qual se referem. Por exemplo, não é preciso dizer: "um cardume de peixes", basta dizer "um cardume", pois já se sabe que se trata de um grupo de peixes. Porém, se o significado do substantivo coletivo for mais de um, deve-se nomear o ser ao qual se quer fazer referência. Por exemplo: "uma frota de navios, uma frota de ônibus".
7) Atividades no Livro de Português.
***Pesquise em casa a que se refere o substantivo coletivo "PROLE":
8) Observe o nº e faça o que se pede:
12.364 peixinhos formam um____________. (substantivo coletivo)
a) Escreva o nº por extenso: ___________________________________________________________
b) De o valor absoluto e relativo de cada nº:
c) Par ou ímpar:__________
d) Antecessor:________
e) Que ordem está o algarismo 2? _______________________________________________________
f) Escreva dez números consecutivos dele: _______________________________________________________
g) Divida este nº por 3, 4 e 6. Após escreva se a divisão é exata ou inexata:
9) Informática e Artes:
***No Paint: Desenhe a parte da história do "Peixinho Guloso e a Onça", que chamou mais sua atenção:
Veja a produção da aluna Ana Júlia...
10)
Música: *** Vamos ler os versos abaixo e cantá-los , baseados na música, "O cravo brigou com a rosa":
O fogo cresceu na mata
Os bichos ficaram ao léo
O homem pediu baixinho
A chuva vinda do céu.
Mas veio a tempestade
Com raio e muito trovão
E o homem rezou pedindo
O fim dessa inundação.
Culpar a mãe natureza,
Por um clima tão fatal,
É não saber que o homem,
Responde por este mal.
Se a vida na nossa Terra,
A casa que Deus nos deu
Por nós for mais bem cuidada
Renova o que Deus criou.
Fonte da música: Livrinho da C.F. 2.011/Ens. Fundamental.
Atividades 2,3,6,8 e 9 elaboradas por: Profe Janete Motta
AS ATIVIDADES, POSTADAS AQUI, SERÃO TRABALHADAS EM VÁRIOS DIAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário