COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

quarta-feira, 23 de março de 2011

ENSINO RELIGIOSO: O PEIXINHO GULOSO E A ONÇA PINTADA/ 4º ANO...


ENSINO RELIGIOSO, PORTUGUÊS, EDUCAÇÃO PARA O PENSAR, CIÊNCIAS, INFORMÁTICA, ARTES E MÚSICA


1) Ouvimos a história: O PEIXINHO GULOSO E A ONÇA PINTADA

Fonte: Livrinho da Campanha da Fraternidade/2.011- Ensino Fundamental




2) Comentário oral da história e reflexão.


3) Trabalhando a estrutura da história:

( Acredito ser muito importante insistir com os alunos neste tipo de atividade, devido a experiência em outros anos porque facilita a produção textual)



a) Início:


*** Quem? __________________


*** Quando? _________________ (Explicar que nem sempre uma história diz o tempo que ela acontece. Então, é necessário interpretar os fatos para descobrir isto. As crianças perceberam que esta história acontece atualmente e justificaram dizendo porque antigamente não existia desmatamento e tanta poluição.)



*** Onde? ______________________________

***O quê?_______________________________ peixinho:_______________________________


onça: __________________________________


b) Desenvolvimento (conflito/ problema): peixinho:_____________________________________________________________ ___________________________________________________________________


onça:________________________________________________________________ ____________________________________________________________________


c) Conclusão (final/ desfecho):


peixinho:_____________________________________________________________ ___________________________________________________________________


onça:________________________________________________________________ ____________________________________________________________________


4) Interpretação pessoal: Na história de hoje a onça foi atingida pelo desmatamento e o peixinho pela poluição das águas.

a) Em sua opinião, por que as pessoas não respeitam a natureza que recebemos de presente do Criador? ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________


b) Você conhece algum problema deste tipo em nossa cidade? Comente: ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________


***Qual seria a solução? ____________________________________________________________________ ____________________________________________________________________


5) Compromisso: Amarrar no pulso uma fita verde como compromisso com a vida do planeta e nosso Criador.




6) Trabalhando substantivo coletivo:

*** O peixinho e a onça são animais e fazem parte da fauna de uma região.

***As árvores que o fazendeiro rico arrancou, para criar o gado, fazem parte da flora de uma região.

Substantivo coletivo São substantivos que, embora empregados no singular, designam um CONJUNTO de seres ou coisas da mesma espécie.


*** Construir com eles. Fauna:_________________________________________________

Flora:__________________________________________________


Veja outros substantivos coletivos!


Alcatéia: lobos


Arquipélago: ilhas


Boiada: bois


Discoteca: discos


Enxame: abelha, insetos


Esquadrilha: aviões


Frota: carros, ônibus


Pinacoteca: quadros


Quadrilha: ladrões


Rebanho: gado, ovelhas


Vocabulário: palavras


Banda: músicos


Cardume: peixes


Molho: chaves


Álbum: fotografias


Bando: aves


Ramalhete: flores


Cacho; bananas, uvas


Constelação: estrelas


Enxoval: roupas


Frota: navios, ônibus


Os coletivos, geralmente, dispensam que se mencione o substantivo ao qual se referem. Por exemplo, não é preciso dizer: "um cardume de peixes", basta dizer "um cardume", pois já se sabe que se trata de um grupo de peixes. Porém, se o significado do substantivo coletivo for mais de um, deve-se nomear o ser ao qual se quer fazer referência. Por exemplo: "uma frota de navios, uma frota de ônibus".


7) Atividades no Livro de Português.


***Pesquise em casa a que se refere o substantivo coletivo "PROLE":


8) Observe o nº e faça o que se pede:


12.364 peixinhos formam um____________. (substantivo coletivo)


a) Escreva o nº por extenso: ___________________________________________________________


b) De o valor absoluto e relativo de cada nº:


c) Par ou ímpar:__________


d) Antecessor:________


e) Que ordem está o algarismo 2? _______________________________________________________


f) Escreva dez números consecutivos dele: _______________________________________________________


g) Divida este nº por 3, 4 e 6. Após escreva se a divisão é exata ou inexata:



9) Informática e Artes:


***No Paint: Desenhe a parte da história do "Peixinho Guloso e a Onça", que chamou mais sua atenção:


Veja a produção da aluna Ana Júlia...


10) Música:

*** Vamos ler os versos abaixo e cantá-los , baseados na música, "O cravo brigou com a rosa":


O fogo cresceu na mata


Os bichos ficaram ao léo


O homem pediu baixinho


A chuva vinda do céu.



Mas veio a tempestade


Com raio e muito trovão


E o homem rezou pedindo


O fim dessa inundação.



Culpar a mãe natureza,


Por um clima tão fatal,


É não saber que o homem,


Responde por este mal.



Se a vida na nossa Terra,


A casa que Deus nos deu


Por nós for mais bem cuidada


Renova o que Deus criou.


Fonte da música: Livrinho da C.F. 2.011/Ens. Fundamental.


Atividades 2,3,6,8 e 9 elaboradas por: Profe Janete Motta


AS ATIVIDADES, POSTADAS AQUI, SERÃO TRABALHADAS EM VÁRIOS DIAS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source