1) Leitura e comentário participado:
***Para que aprender Ciências? O que vocês vão fazer com este conhecimento?
• Nós vivemos Ciências 24 horas, afinal somos seres vivos necessitamos de alimento, nascemos, crescemos , nos desenvolvemos , reproduzimos e morremos.
• Precisamos ter conhecimento sobre a natureza, como ela se comporta e como a vida se processa. Afinal, vocês necessitam se informar e se posicionar, a cerca de algumas questões que hoje dominam o mundo como: aquecimento global, descontrole do clima, células tronco, clonagem, lixo urbano, desmatamento, a vida das plantas e dos animais e o que isto tudo tem a ver com as nossas vidas.
• Também é necessário ter conhecimento sobre o corpo, como ele funciona, de que forma podemos cuidar para termos uma melhor saúde.
A partir do momento que temos conhecimento da Ciência e de como ela está presente no nosso dia a dia, compreendemos que precisamos colaborar para a compreensão do mundo e suas transformações, e de como é necessário nos transformarmos em indivíduos participativos e tomar consciência de que somos parte integrante do universo. Estudar Ciências nos ajuda a termos mais responsabilidade com o nosso planeta.
http://ceiciencias.blogspot.com/
Adaptação: Profe Janete Motta
2) Faça uma ilustração mostrando o que a "Ciências" estuda. Após, comente:
***Para que aprender Matemática?O que vocês vão fazer com este conhecimento?
A Matemática (do grego máthēma, "ciência"/"conhecimento"/"aprendizagem") É a ciência do raciocínio lógico e abstrato. A Matemática estuda quantidades, medidas, espaços, estruturas e variações. Um trabalho matemático consiste em encontrar soluções para problemas, do nosso dia a dia, que envolvem números.
Onde podemos encontrar a matemática?
Nos livros, filmes, desenhos, computadores, por toda a natureza, desde que levantamos até a hora de deitarmos.
A Matemática que se estuda na escola aplica-se facilmente às necessidades quotidianas. Isto é obvio até ao 9º ano. Mas não é por acaso que se estuda Matemática nas escolas.
Antes de tudo, ela é útil para promover o pensamento estruturado e o raciocínio rigoroso. Por outro lado, a sociedade evoluiu exigindo cada vez mais conhecimentos matemáticos a todos os cidadãos.
De certa forma todos somos matemáticos e fazemos matemática com regularidade: fazer as contas das compras; dividir algo; escolher caminhos; relacionar conjuntos; deduzir e concluir; etc. E confiamos sempre na exatidão dos nossos raciocínios até provar ao contrário.
Podemos considerar que a aprendizagem da Matemática nas escolas é paralela ao desenvolvimento da humanidade. O Homem há 10 mil anos mal sabia contar e agora calcula a trajetória de um satélite. De modo semelhante, uma criança aprende a contar com 6 anos e ao longo da sua adolescência vai aprendendo em pouco tempo aquilo que levou anos e anos a ser inventado.
“A Matemática é como um grande arranha-céu: se esqueces as bases podes perder o prédio todo.”
Para saber Matemática é necessário estudar, estudar, estudar. É este o segredo do sucesso!
2) Escreva três situações que você utiliza os números no seu dia a dia:
a)
b)
c)
3) Ilustre três profissões que utilizam a Matemática e justifique:
a)
b)
c)
4) Coloque V ou F:
a) ( ) Apenas os povos mais desenvolvidos tem conhecimentos matemáticos.
b) ( ) A Matemática é um saber acabado.
c) ( ) A Matemática é útil para o progresso da sociedade.
d) ( ) Todas as ciências necessitam de conhecimentos de Matemática.
e)( ) A Matemática que se aprende na escola não tem aplicações em nossa vida..
f)( ) Para saber resolver exercícios de Matemática basta saber a tabuada.
***Justifique as frases falsas:
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
5) Conclusão coletiva:
Entendemos que Ciências Naturais é________________________________________________
___________________________________________________________________.
Entendemos que Matemática é______________________________________________ __________________________________________________________________.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Matem
http://www.prof2000.pt/users/folhalcino/estudar/quematem/
Atividades elaboradas por: Profe Janete Motta (exceto nº4)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
by The JavaScript Source
Nenhum comentário:
Postar um comentário