COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

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TRADUTOR...

segunda-feira, 21 de março de 2011

NÚMEROS ROMANOS: 4º ANO...

AULA I:

Os romanos foram espertos. Eles não inventaram símbolos novos para representar os números. Eles usaram as próprias letras do alfabeto.

Símbolo Nome Valor
I unus 1 (um)
V quinque 5 (cinco)
X decem 10 (dez)
L quinquaginta 50 (cinquenta)
C centum 100 (cem)
D quingenti 500 (quinhentos)
M mille 1.000 (mil)

1) SISTEMA DE NUMERAÇÃO ROMANO:
Os numerais romanos são letras maiúsculas:
I, V, X, L, C, D, M.
Regras:
1ª) O sistema é dividido em:
***Numerais Fundamentais
I = 1 X = 10 C = 100 M = 1000

***Numerais Secundários
V = 5 L = 50 D = 500
.
2ª) Os numerais fundamentais podem ser repetidos até três vezes. Nunca mais de três !
Exemplos:
I, II, III (1,2,3)
X, XX, XXX (10,20,30)
C, CC, CCC (100,200,300)
M, MM, MMM (1000,2000,3000)

3ª) Os numerais secundários não podem ser repetidos NUNCA !
4ª) Quando um numeral fundamental estiver à esquerda do secundário, deverá subtrair o valor dele. Quando estiver à direita, deverá somar.

DE OLHO NAS DICAS:
*** Identifique primeiro, o número secundário.

a) IV–Observe que tem 2 numerais (I eV).
–Devo ver qual deles é o secundário.
–Neste caso, é o V, que vale 5.
–Ele será o meu ponto de partida.
–Vejo qual numeral está a sua direita para somar com 5.
–Percebo que não tem nenhum.
–Vejo qual o numeral está à sua esquerda para subtrair de 5.
–Percebo que é o I, que vale 1.
–Logo, tiro 1 de 5, que fica 4.
Assim, IV = 4.

b) VII – Neste caso não há valor para subtrair, pois não tem numeral à esquerda do secundário. Mas eu tenho um valor à direita, o qual deverá ser somado com o V, que é o meu secundário.
II vale 2. Então devo somar II com V (2 com 5), que dá 7.
Assim, VII = 7
http://pt.scribd.com/doc/5036585/Matematica-Ensino-Fundamental-Introducao

2) Atividades:


AULA II:
1) Observe as letras utilizadas para representar os números de 1 a 100.

Os numerais romanos são utilizados para representar capítulos de livros, datas de acontecimentos históricos, séculos e nomes de reis e papas. Alguns relógios utilizam os números romanos na representação das horas. Veja como se escreve os números de 1 a 100 em numeração romana:
1 – I
2 – II
3 – III
4 – IV
5 – V
6 – VI
7 – VII
8 – VIII
9 – IX
10 – X
11 – XI
12 – XII
13 – XIII
14 – XIV
15 – XV
16 – XVI
17 – XVII
18 – XVIII
19 – XIX
20 – XX
30 – XXX
40 – XL
50 – L
60 – LX
70 – LXX
80 – LXXX
90- XC
100 – C

Atividades:
2) Escreva, em romanos, o antecessor e o sucessor dos números:

a) X 11 XII
b) _____ 15 _____ i) _____ 78 _____
c) _____ 31 _____ j) _____ 88 _____
d) _____ 99 _____
e) _____ 2 _____
f) ____ 25 _____
g) _____ 43 _____
h) _____ 51 _____


2) Coloque o resultado em romanos:
a) 3 x 5 =____
b) 2 x 4 =____
c) 3 x 7 =____
d) 6 x 6 =____
e) 6 x 9 =____

3) Escreva os números romanos de 20 até 50. Após, circule os pares:

http://www.escolakids.com/
Adaptação: Profe Janete Motta

5 comentários:

  1. amei essa aula estava perdida como iria realizar a minha aula e quando abrie sua pag me ajudou muito . Parabens

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  2. Adorei sua aula,me ajudou muito,parabéns e obrigada.

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  3. Meus parabéns professora Janete, seu blog está muito bem feito e suas dicas me ajudaram bastante. É muito legal poder contar com pessoas que dividem seus conhecimentos para outros, isto sim que é espirito de comunidade se todos seres humanos fizessem assim, ajudando uns aos outros com certeza este mundo não estaria da forma que está.
    Que Jesus Cristo te ilumine sempre seus caminhos e seus trabalhos também...
    beijo *.*

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  4. Quase não temos esse tipo de conteúdos para passarmos para os nossos alunos. Você me ajudou muito com esse exercícios

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