COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

segunda-feira, 21 de março de 2011

FACILITANDO A PRODUÇÃO TEXTUAL / 4º ANO...

1) Leitura:

___________________________________________________________________

Num lindo dia de Sol, na floresta, um esquilo distraído, ao sair da toca, avistou um enorme leão. Com medo, tentou correr, mas o leão, mostrando um coração sublime, deixou-o ir embora.
Essa atitude não foi, porém perdida, embora ninguém acredite que um poderoso leão venha algum dia precisar de um humilde esquilo.
Aconteceu que, ao sair da floresta, o leão foi apanhado numa armadilha, ficando preso entre as redes. Rugia tanto de fúria que, ao longe, o esquilo ouviu e veio curioso saber o que tinha acontecido.
Ao ver o leão preso na rede, tanto trabalhou com os dentes, que conseguiu libertá-lo. Apesar de pequeno, o esquilo pacientemente, com esforço e dedicação, libertou seu amigo Leão
(adaptado de fábulas de La Fontaine)

Moral da História – Devemos ser tolerantes, pacientes e dedicados com tudo e com todos. Os humildes, menores que nós, muitas vezes, são de grande auxílio, e um trabalho paciente consegue mais que a força e a raiva.
Fonte do texto:
ensinoreligiosonreapucarana.pbworks.com

Comentário oral sobre a história. Após, de um título.

2) Trabalhando a interpretação e estrutura do texto:

a) Nº de parágrafos:______

b) Início:
*** Quem?
_____________________________

*** Quando?
____________________________

*** Onde?
______________________________

*** O quê?
_____________________________________________

a) Desenvolvimento (conflito/ problema):
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

b) Conclusão (final/ desfecho):
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________

3) Interpretação pessoal: (ensinoreligiosonreapucarana.pbworks.com/)

a) Você é tolerante, paciente e dedicado com os outros? Justifique:
b) Os que nos cercam são pacientes, tolerantes, dedicados conosco? Comente:
c) Em sua opinião, por que devemos respeitar a todos igualmente?

4) Complete:
O texto trabalhado hoje é uma ____________porque____________________________.

5) Produção textual:
Crie uma história sobre dois animais de sua preferência. Não se esqueça de seguir os passos que aprendemos hoje (título, início, desenvolvimento e conclusão). Após faça uma linda ilustração da sua história:

Atividades 2, 4 e 5 elaboradas por: Profe Janete Motta

3 comentários:

  1. Olá Janete...Amei o seu blog...um trabalho excelente...Parabéns...Bjs Prof Joelma

    ResponderExcluir
  2. adorei!! so deveria ter colocado as respostas abaixo

    ResponderExcluir

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source