COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

quarta-feira, 9 de março de 2011

PORQUE ESTUDAR HISTÓRIA? / 4º ANO...

Porque estudar História?

“História é uma das muitas áreas do conhecimento, como a Biologia, a Matemática, a Física, aGeografia e a Química. É dedicada, porém, ao estudo dos acontecimentos realizados pelos mais diferentes indivíduos e grupos sociais no decorrer do tempo. Em outras palavras, destina-se à compreensão do passado: das mudanças e permanências ocorridas nas mais diversas sociedades do mundo.
Estuda, por exemplo, como as pessoas de antigamente conceberam e utilizaram ferramentas para transformar a natureza, como expressaram suas idéias; como se organizaram política e economicamente; que soluções deram para os problemas cotidianos; de que modo lutaram para ampliar seus direitos.
A História nos auxilia a perceber que tudo pode ser mudado. Torna o indivíduo crítico, ativo em relação ao mundo que o cerca. A pobreza no Brasil, a permanência da escravidão, as relações desiguais entre homens e mulheres, a persistência do racismo: para tudo isto existe alternativas.
A História nos mostra como as pessoas de antigamente lidaram com suas questões. Não se trata de julgar se estavam certas ou erradas. Também pouco de repetir o passado. “Mas apenas de analisar antigas experiências para tomar nossas próprias decisões, escolher nossos caminhos, estabelecer alternativas, tornar-nos sujeitos da história.”

Ciências auxiliares da História

A História conta com ciências que auxiliam seu estudo. Entre estas ciências auxiliares, podemos citar: Antropologia (estuda o fator humano e suas relações), Paleontologia (estudo dos fósseis), Heráldica (estudo de brasões e emblemas), Numismática (estudo das moedas e medalhas), Psicologia (estudo do comportamento humano), Arqueologia (estudo da cultura material de povos antigos), Paleografia (estudo das escritas antigas) entre outras.
A historiografia é o estudo do registro da História.
O historiador é o profissional, formado no curso de História, que atua no estudo desta ciência, analisando e produzindo conhecimentos históricos.

Fontes Históricas

O estudo da História foi dividido em dois períodos: a Pré-História (antes do surgimento da escrita) e a História (após o surgimento da escrita, por volta de 4.000 a.C).
Para analisar a Pré-História, os historiadores e arqueólogos analisam fontes históricas, materiais (ossos, ferramentas, vasos de cerâmica, objetos de pedra e fósseis) e artísticas (arte rupestre, esculturas, adornos).
Já o estudo da História conta com um conjunto maior de fontes para serem analisadas pelo historiador. Estas podem ser: livros, roupas, imagens, objetos materiais, registros orais, documentos, moedas, jornais, gravações, etc.
ATIVIDADES:
1) Leia com atenção o texto abaixo e depois faça o que se pede.

Todos nós temos uma história de vida.
Para conhecer essa história, usamos fotografias, objetos, roupas, anotações, desenhos, filmes, gravações, lembranças de memória, diário, entre outros. Eles são os documentos ou fontes da nossa história.
Mirna Lima.

***Marque os nomes das fontes históricas que você acha que podem ajudar a contar a sua história:
( ) fotografias ( ) certidão de nascimento ( ) gravações ( ) depoimentos de pessoas
( ) desenhos ( ) documentos do vizinho ( ) objetos ( ) Relatos sobre sua cidade.

2) Para conhecer a história da nossa cidade podemos:

(a) perguntar aos moradores mais velhos como era a cidade antigamente.
(b) olhar as fotografias antigas.
(c) ler os textos que foram escritos naquela época.
(d) recorrer a documentos escritos deixados pelas pessoas (certidão de nascimento, jornais, diplomas, etc).
(e) todas as alternativas anteriores nos oferecem fontes históricas para conhecermos um pouco sobre a história de Santa Maria.
(f) nenhuma das alternativas anteriores.

3) Pedro é um menino de dez anos e se lembra de poucas coisas de quando ele tinha dois anos. O que ele pode usar para saber fatos de sua história pessoal daquele período?
(a) A memória de seus pais, fotos.
(b) Os livros infantis que compramos nas livrarias.
(c) Seus cadernos e anotações pessoais.
(d) Os móveis de sua casa.

4) Leitura de trecho da carta de Pero Vaz de Caminha quando o Brasil foi descoberto:

***O cenário, os hábitos dos índios e as belezas do Brasil recém-descoberto são revelados na famosa carta de Pero Vaz de Caminha, escrivão da frota cabralina.

*** Você acha que esse tipo de documento pode nos ajudar a conhecer parte da história do nosso país? Por quê?

5) Tarefas: Trazer na próxima aula duas fontes históricas escritas e duas não escritas, de sua vida.

http://www.suapesquisa.com/historia/conceito_historia.htm
http://turmadoamanha.wordpress.com/
http://www.profjaqueline.com.br/material_de_apoio_/textos/
Adaptação: Profe Janete Motta

3 comentários:

  1. Olá, prof. Janete! Meu nome é Renata e sou professora de História aqui no Rj! Estou passando para agradecê-la pela citação do meu blog na sua página!Espero ter podido ajudá-la e aos seus alunos! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá professora
    sou professora de História no município de tracuateua e suas atividades me ajudaram bastante com meus alunos!abraço!

    ResponderExcluir

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source