COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

Fique informado!!!!

Loading...

quarta-feira, 30 de março de 2011

A CRIAÇÃO DO MUNDO: ENSINO RELIGIOSO,EDUCAÇÃO PARA O PENSAR, PORTUGUÊS, MATEMÁTICA E ARTES/ 4º ANO...



*** Textos e atividades trabalhados em vários dias.


1) DEUS QUER QUE COLABOREMOS NA CRIAÇÃO DO MUNDO QUE ELE SONHOU...


Cada um de nós é chamado a colaborar na obra da Criação.

As nossas qualidades são, na verdade, manifestações do Espírito de Deus que age dentro de nós, não para nos fecharmos em nosso egoísmo, mas para nos colocarmos a serviço da causa de Deus e do seu Reino.


2) Tarefas do ser humano em relação à criação... Como imagem de Deus, os seres humanos são:

a) a manifestação da glória de Deus no mundo; b) os interlocutores de Deus na terra;

c) os representantes de Deus diante da criação.


Essa tríplice função dá o sentido da tarefa de “dominar a terra” e “submeter os animais”. (Gn 1, 28)

“Dominar a terra” significa ocupar o solo para que forneça o alimento ao ser humano e aos animais por meio dos vegetais.

“Submeter os animais” tem o sentido de ser o seu pastor, permitir a coexistência pacífica entre os animais. Portanto, os dois conceitos centrais da tarefa do ser humano em relação à criação são:

a vida e a paz.

(Adaptação – “Ecologia e Criação”, José Roque Jungues, pág 48)


3) ATIVIDADES DE APROFUNDAMENTO...

*** Responder as seguintes questões:

a) Se somos imagem e semelhança de Deus, como devemos agir com a criação Dele?


b) O texto nos mostra que as principais tarefas do ser humano com relação à Criação são: a vida e a paz. Escreva mais três tarefas relacionadas à Criação que devemos procurar executar:


c)Procure no dicionário:

*manifestação:

*interlocutores:

* submeter:

* coexistência:





4)Ouça a história da criação do mundo, de acordo com a Bíblia: Livro de Gênesis, capítulos 1 e 2 do Antigo Testamento: As obras do Criador


5) REFLEXÃO:

Se Deus viesse a Terra hoje, o que ele diria ao homem?


6) ORAÇÃO ESPONTÂNEA

Faça uma oração pedindo que você possa contribuir para a construção do Reino de Deus, sendo justo e solidário com todos e com o meio ambiente. Reze também a oração do Pai-nosso.

ensino religiosonrapucarana.pbworks.com/ Adaptação: Profe Janete Motta

7) ARTES:

Ilustre a criação do mundo de acordo com a Bíblia: (Sugestão- poderá ser montado um álbum)


*** A CRIAÇÃO DO MUNDO DEUS CRIOU O MUNDO CHEIO DE COISAS LINDAS!

VOCÊ SABE O QUE É CRIAR?

É FAZER ALGUMA COISA QUE ANTES NÃO EXISTIA.

ANTES DE DEUS FAZER O MUNDO, NÃO EXISTIA NADA!

A CRIAÇÃO DO MUNDO FOI ASSIM:


a) NO PRIMEIRO DIA, ELE DISSE: “APAREÇA A LUZ!” E A LUZ APARECEU.


b) NO SEGUNDO DIA, ELE DISSE: “HAJA O FIRMAMENTO!” E NA SEPARAÇÃO, DEUS CHAMOU O FIRMAMENTO DE CÉU.


c) NO TERCEIRO DIA, ELE DISSE: “JUNTE –SE AS ÁGUAS DEBAIXO DOS CÉUS E APAREÇA PARTE SECA!” A PARTE SECA CHAMOU TERRA E AS ÁGUAS MARES. E DISSE: “PRODUZA A TERRA RELVA, ERVAS QUE DEEM SEMENTES E ÁRVORES FRUTÍFERAS!”


d) NO QUARTO DIA, ELE DISSE: “HAJA LUZEIROS NO CÉU PARA SEPARAR O DIA E A NOITE!” O MAIOR ILUMINAVA O DIA. E O MENOR, JUNTO COM AS ESTRELAS, ILUMINAVA A NOITE.


E) NO QUINTO DIA, ELE DISSE: “POVOEM A TERRA, SERES VIVENTES!” E CRIOU OS ANIMAIS.


F) NO SEXTO DIA, ELE DISSE: “FAÇAMOS O HOMEM A SUA IMAGEM E SEMELHANÇA: TENHAS O DOMÍNIO SOBRE OS PEIXES, AVES, ANIMAIS DOMÉSTICOS E SOBRE TODOS OS RÉPTEIS QUE RASTEJAM SOBRE A TERRA”. E DEUS CRIOU O HOMEM E A MULHER A SUA IMAGEM E SEMELHANÇA.


G) NO SÉTIMO, ELE DESCANSOU.


***O HOMEM RECEBEU DE DEUS O PODER DE CUIDAR DE TODA CRIAÇÃO. DEUS CRIOU A VIDA. DEUS FEZ TUDO PARA NÓS. DEUS NOS AMA!


8) Distribua igualmente aquilo que Deus criou:


a) 825.690 animais em 3 florestas:

b) 64.804 flores em 4 campos:

c) 394.680 pessoas em 6 cidades:


***Escreva os resultados por extenso:


9) Classifique os conjuntos: vazio, unitário, finito e infinito.


a) Conjunto E das estrelas do universo:

E= { 1, 2, 3, 4, 3, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16...} ____________


b) Conjunto I da maior estrela do Sistema Solar:

I= [_____} ____________


c) Conjunto H com a última criação de Deus:

H= {_____________, _____________} ______________


10) TAREFAS:

a) Quais das criações de Deus você acha mais importante? Por quê?

b) Nós estamos cuidando bem das coisas que Deus criou? Justifique?

c) Qual o livro da Bíblia que conta a história da Criação do Mundo?

d) O que podemos fazer para cuidar melhor do nosso mundo?

e) Como era a Terra no princípio?

f) Enquanto criava o mundo, Deus declarou várias vezes que o planeta era "bom", ou seja, perfeito. Não havia motivo para ansiedade. Deus não criou os seres humanos para viverem com medo, mas num relacionamento de Paz com Ele e todos os outros seres.

*** Em sua opinião, os homens vivem como esta escrito, nas palavras destacadas, acima? Comente:


g) Escreva cinco virtudes que faltam para os homens viverem um "relacionamento de Paz com Ele e todos os outros seres":



Adaptação: Profe Janete Motta

Atividades de Matemática: Profe Janete Motta


Um comentário:

  1. Boa niote, adorei seu trabalho, astava mesmo precisando de dicas,tenho que apresentar um desfile com o tema a criaçâo do mundo.
    DEUS LHE ILUMINE A TODO INSTANTE.

    ResponderExcluir

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source