COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

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http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

terça-feira, 22 de março de 2011

CARTOGRAFIA: 4º ANO

1) Aprendendo cada vez mais...

Cartografia
A Cartografia começou na Pré-História quando era usada para delimitar territórios de caça, pesca, expressar os deslocamentos, matas e rios que conheciam.
A arte de traçar mapas começou com os gregos que, no século VI a.C., em função de suas expedições militares e de navegação.
O mais antigo mapa já encontrado foi confeccionado na Suméria, em uma pequena tábua de argila, e representa um Estado.
Hoje em dia a cartografia é feita através de fotometria, satélite e, com a ajuda de computadores, mais informações podem ser visualizadas e analisadas pelos geógrafos, fazendo mapas que tem muita precisão do espaço que se quer representar.
A localização de qualquer lugar na Terra pode ser mostrada num mapa. Mapas são normalmente desenhados em superfícies planas em proporção reduzida do local da Terra escolhido.
*** Agora, comente o que você entendeu que é cartografia:
___________________________________________________________________

A cartografia criou um sistema de linhas imaginárias que servem de base para a localização de qualquer ponto da Terra. Essas linhas são os paralelos e meridianos.

Meridianos e Paralelos
O movimento de rotação da Terra ao redor de seu eixo proporciona dois pontos naturais - os pólos - nos quais está baseada a chamada rede geográfica, que consiste em linhas destinadas a fixar a posição dos pontos da superfície. A rede geográfica consta de um conjunto de linhas traçadas de norte a sul unindo os pólos - os meridianos - e um conjunto de linhas traçadas de leste a oeste paralelas ao Equador - os paralelos.


***Professor, não esqueça de levar o globo e o planisfério para a sala de aula.

Hemisférios



O paralelo principal, a linha do Equador, foi traçado a igual distância dos pólos e divide a Terra horizontalmente em duas partes iguais: o hemisfério Norte e o hemisfério sul.

O meridiano principal, meridiano de Greenwich, divide a esfera terrestre em dois hemisférios: leste ou oriental e oeste ou ocidental.

http://www.algosobre.com.br/geografia
http://elimadechris.blogspot.com
http://www.portalsaofrancisco.com.br
http://geocontexto-al.blogspot.com
2) Atividades:

a) Desenhe o globo terrestre e pesquise no Atlas:

*** Indique nele os paralelos e o principal meridiano.

3) Escreva o nome de duas maneiras de representarmos a Terra:

_________________________, __________________________

4) Representar os movimentos da Terra com:
* uma laranja espetada no palito de churrasquinho
* uma vela
***Registrar conclusão no caderno.

5) Complete com as informações sobre o...

NOSSO PLANETA:

a) Nome:___________
*** Posição no sistema solar:____
*** Galáxia que pertence:_____________
b) Forma:_____________________
c) Movimento que dura 24h e da origem aos dias e as noites:_______________________
d) Movimento que dura 12 meses ou um ano e da origem as estações do ano:____________________________
e) Satélite natural:_________
f) Maior estrela:__________
g) Três partes do nosso planeta é composto de_________ e uma parte de _____________ .
h) Nome dos cinco oceanos do nosso planeta:______________________________________________________________

Atividades elaboradas por Profe janete Motta

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