COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

domingo, 6 de março de 2011

TIPOS DE CONJUNTOS: 4º ANO...

1) APRENDENDO CADA VEZ MAIS...

CONJUNTOS
Conjuntos são elementos reunidos em um mesmo grupo que possuem características semelhantes. Conforme o número de elementos que compõe um conjunto ele receberá um nome, veja...

TIPOS DE CONJUNTOS:
Conjunto unitário

Um conjunto será unitário se nele existir apenas um elemento, por exemplo:
• O conjunto dos planetas do sistema solar que começam com a letra T = {Terra}.
• O conjunto dos números inteiros que estão entre 10 e 12 = {11}.

Conjunto Vazio

Conjunto que não possui nenhum elemento. Esse tipo de conjunto por não possuir nenhum elemento irá ter uma representação diferenciada. Quando um conjunto for vazio ele será representado por:{ }
ou____.

Conjunto finito

Podemos dizer que são conjuntos que tem fim, por exemplo:
• O conjunto que representa a quantidade de alunos de uma turma.
• O conjunto dos números inteiros que estão entre 0 e 12.

Conjunto infinito

Conjuntos que a contagem dos seus elementos não tem fim, por exemplo, o conjunto dos números naturais. O conjunto infinito é representado com reticiências no final.Isto indica que não tem fim, continua.
N= {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15...}

http://www.alunosonline.com.br/matematica/ Adaptação: Profe Janete Motta

Podemos escrever os elementos de um conjunto em diagrama ou também entre chaves:

*** conjunto das vogais do alfabeto:



*** Usamos letras maiúsculas do nosso alfabeto para indicar os conjuntos.

http://brunorommel.zip.net/
Adaptação: Profe Janete Motta

2) Atividades:
*** Represente os conjuntos em diagrama e entre chaves:

a) Conjunto I dos números naturais ímpares:
Diagrama*********************************Chaves

b) Conjunto T com os resultados da tabuada do 6:

c) Conjunto N com nomes dos colegas que começam com a letra L:

d) Conjunto P com o nome da tua professora:

e) Conjunto Z com nomes de colegas que começam com a letra K:

*** Agora, classifique cada conjunto:
a)
b)
c)
d)
e)

Um comentário:

  1. SOU DA ESCOLA PEDRO ADAMS FILHO E ESSE TEXTO ME AJUDOU MUITO PARA ESTUDAR PARA A PROVA DA PROF. CLAUDIA QUE E AMANHA E VAI TER VARIAS COISAS IGUAIS A ESSAS. CONJUNTO EU ACHO UMA COISA MUITO INTERESSANTE.
    GABRIEL THOEN 4o ANO

    ResponderExcluir

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source