COLÉGIO ANTÔNIO ALVES RAMOS- Educação Consciente

TEMA NORTEADOR/ 2.011:

Educação e vida: compromisso com o planeta.

OBJETIVO: Educar para a vida, promovendo ações fraternas comprometidas com o planeta.

PROJETO DO 4º ANO:

Um por todos...e todos pelo futuro do planeta!

***Objetivo geral:

Sensibilizar para o respeito à diversidade das relações fraternas.

Promover situações práticas em defesa à sustentabilidade do nosso planeta.

Visite o SITE do nosso colégio:
http://colegioantonioalves.pallotti.com.br/

Visite o blog:
http://escolavicentepallotti.blogspot.com/


4º ANO/ 2.011

terça-feira, 29 de março de 2011

SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO: O QUE MUDOU? /4º ANO Ciências e Matemática...


Relembrando o nosso Sistema Monetário: O REAL

*** No Livro de Português, realizamos uma leitura informativa sobre as novas mudanças nas cédulas.


1) VAMOS AMPLIAR MAIS NOSSOS CONHECIMENTOS, TRABALHANDO ESTE ASSUNTO NA MATEMÁTICA.


As cédulas mudaram!

As novas notas mantiveram as mesmas cores das antigas e os mesmos animais.

Os tamanhos serão diferentes, a de R$ 2,00 é a menor, a de R$ 5,00 um pouco maior, e assim sucessivamente. UMA DAS MAIS INTERESSANTES NO ITEM ECOLÓGICO...

As novas notas de Real também vão ser mais seguras: como terão tamanhos, cores e figuras diferentes, será mais difícil falsificá-las, além de facilitar também o manuseio do dinheiro para cegos e analfabetos. Elas entrarão em circulação gradualmente até 2012.

A frente da cédula, porém, está visualmente mais limpa e foi mantido o símbolo da república. A cédula ganhou do lado direito, uma faixa com o valor da nota escrito e, do lado esquerdo, um grafismo com figuras do habitat de cada animal – a nota de R$ 100,00 por exemplo, que tem uma garoupa no verso, ganhou na frente figuras que remetem ao mar.

O projeto das novas cédulas brasileiras vem sendo desenvolvido desde 2003, pelo Banco Central em conjunto com a Casa da Moeda do Brasil – CMB, responsável pela produção do dinheiro.

Não foi divulgado o nome do designer responsável pelas notas, mais limpas e funcionais.

No momento, apenas notas de 50 e 100 reais entraram em circulação.


Adaptação: Profe Janete Motta

2)Responda:


a) Em sua opinião, por que as notas do nosso sistema monetário possuem animais impressos nelas?___________________________________________________________________


2) Escreva o nome dos animais impressos nas cédulas:

a) R$ 50,00=______________________________________

b) R$ 100,00=____________________________________


3) Pesquise os animais impressos nestas notas:

a) R$ 1,00=___________________________________________

b) R$ 5,00=___________________________________________

c) R$ 10,00=___________________________________________

d) R$ 20,00=___________________________________________


4)Resolva:


a) Eu tenho 3 notas de R$ 50,00, 2 notas de R$ 20,00, 4 notas de R$ 2,00 e 8 moedas de R$ 0,50. Quantos reais eu tenho?

Cálculos:


R:________________________________



5) CIÊNCIAS: POR QUE ACONTECE A EXTINÇÃO DE ANIMAIS?

Paleontólogos e cientistas de diversas outras áreas estimam que, durante a história da vida na Terra, ocorreram extinções em massa.

O último e mais conhecido desses eventos foi o que provocou a extinção dos dinossauros, há aproximadamente 65 milhões de anos; sendo causado pelo impacto de um asteroide.

Todas as extinções em massa estão relacionadas a causas naturais, geralmente a modificações climáticas significativas.

No entanto, um número considerável de espécies tem desaparecido por culpa das ações humanas, indiretas ou diretas, como destruição de habitats, caça indiscriminada, poluição, queimadas e utilização excessiva dos recursos.

Quando falamos em extinção, devemos nos lembrar que não são somente os animais vertebrados que estão sujeitos: todos os seres vivos têm risco de serem extintos.

Além disso, vale lembrar que o desaparecimento de uma espécie não é um evento isolado porque muitas outras podem desaparecer também (cadeia alimentar).

Não devemos nos esquecer de que a extinção de espécies faz com que seja perdido o patrimônio genético de organismos que poderiam ajudar na cura de doenças, na criação de novas fontes de energia, dentre outros exemplos.

Assim, é importante saber que o desaparecimento de seres vivos provoca alterações significativas na dinâmica dos ambientes em que se inserem, causando perdas e problemas irreparáveis; e que, nos últimos tempos, o que tem acontecido é, em grande parte, consequência de atividades nada sustentáveis que partem de nossa espécie.

Diante de tais informações, percebe-se que a conservação do meio ambiente e proteção de espécies pode ser uma meta e responsabilidade de todos.


Por Mariana Araguaia Bióloga, especialista em Educação Ambiental

Equipe Brasil Escola

Adaptação: Profe Janete Motta




6) Atividades:


*** Explique a frase:

a) A extinção dos dinossauros está relacionada à causas naturais.


7) Escreva as ações humanas que colaboram com a extinção dos animais:


8) Pinte o parágrafo que aponta uma solução para a extinção dos animais:


9) Tarefas: Pesquise o nome de seis animais da fauna brasileira que estão em perigo de extinção:


*** Atividades: Profe: Janete Motta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Free JavaScripts provided
by The JavaScript Source